anita

anita

8 de outubro de 2013

...na cozinha mando eu!!! - 07

PAVLOVA

Lembrei-me de vos ensinar esta receita, que já fiz algumas vezes, (e por acaso tinha uma foto da ultima).. "Conheci" a Pavlova num episódio do Masterchef Austrália, resolvi exprimentar e tudo adorou (até porque lá em casa, ninguém é guloso... óbvio que estou no gozo).

Ingredientes:
- 4 claras
- 225 g açucar FINO
- 1 colher de chá de farinha maisena
- 1 colher de chá de vinagre branco
 (para a cobertura, frutos silvestres, frutos vermelhos, maracujá..já depende do gosto de cada um, depois normalmente aproveito sempre as gemas de ovo para fazer doce de ovos)

Ligar o forno a 180º (com ventilação)

Bater as claras em castelo (eu meto sempre no robot, que é um descanso). Quando estiverem bem firmes juntar a pouco e pouco o açúcar (cerca de duas colheres de sopa de cada vez) deixando envolver bem antes de adicionar mais e sem nunca parar de bater. Depois de esgotar o açúcar continuar a bater durante mais uns 3 a 4 minutos ou até o merengue ficar bem robusto e brilhante, fazendo picos. Juntar a maisena e o vinagre e bater só para envolver.
Colocar o merengue sobre uma folha de papel vegetal não untado e com a espátula espalhar, rodando, para fazer um círculo de cerca de 20cm de diâmetro com +/- 4 dedos de altura. 
Coloque no forno, já com a temperatura reduzida a 120º (ventilado) e deixar cozinhar durante 1 hora e 20 minutos.
Desligar o forno e deixar o merengue arrefecer totalmente no interior.
Depois de frio retirar o papel vegetal com cuidado e colocar a Pavlova num prato de servir. Ela estala com facilidade, por isso fazer este trabalho com muito cuidado.

(DOCE DE OVOS:  100 gr Açúcar; 100 ml água; 4 gemas e uma casca de Limão
Levar ao lume os 100 ml água com as 100gr açúcar e a casca de limão. Deixar fazer calda. Depois de arrefecer um pouco juntar as 4 gemas a esta a calda pouco a pouco. Levar novamente ao lume (brando) sempre a mexer até engrossar um pouco)

Dispor o doce de ovos por cima e os frutos...
É uma delicia, muito fácil e a sobremesa ideal para quando temos visitas em casa...
E o resultado é este:


#ficaadica#

Nenhum comentário: