anita

anita

3 de outubro de 2013

...na cozinha mando eu!!! - 06

MARMELADA DE MARMELOS

Ontem deu-me para isto.. andavam 7 marmelos na minha cozinha cansados de esperar e foi ontem à noite que arranjei um tempinho para lhes dedicar!!! Liguei à minha sogra e lá me deu a receita de MARMELADA. 2 maneiras de se fazer e eu como gosto de exprimentar, lá fiz as duas (também porque os 7 marmelos depois de limpos, deram nada mais, nada menos que 2.160 g e não consegui fazer tudo na mesma panela)

Primeiro que tudo, retirar  a casca e os caraços aos marmelos e depois de limpos pesar.


Para 1 kg de marmelo limpo adicionei 700g de acuçar, 1 cálice de água, 1 casca de limão e 1 pau de canela (há quem não adicione o limão e a canela). Eu fiz uma porção na panela de pressão (1 kg de marmelos) e outra numa panela normal, a diferença é que na pressão estão 5 min. e na cozedura normal -/+ 30 min. (conforme tirem a panela do lume, tente tirar logo a pressão toda e abrir, para não cozer demais, escurece muito..) Depois das cozeduras prontas, TIRAR O PAU DE CANELA E A CASCA DE LIMÃO e passar com a varinha até ficar em puré! Dispor em tacinhas e deixar arrefecer..


A da direita é a da panela de pressão, além de mais escura, também ficou mais liquida..

 Depois de arrefecer, cortem circulos de papel vegetal e coloquem por cima da marmelada, pois dura mais tempo..


#ficaadica#

Nenhum comentário: